Para a combustão próxima da ideal ser alcançada já vimos anteriormente a importância do filtro de ar no controle da qualidade e da quantidade de ar nas câmaras de combustão, agora falaremos do Carburador.
Com a atualização dos carros para a injeção eletrônica, que ocorre desde o final da década de 80, dificilmente você terá um carro carburado, mas para pessoas que nem eu, as quais almejam ter um "v6zão" ou "v8tão" antigo, esse post é para vocês.
Enquanto na mistura dos cilindros quem controla o ar é o filtro de ar, quem controla o combustível é o carburador. Todas considerações do post sobre o filtro de ar foram levando em consideração que o carburador estivesse admitindo a mesma quantidade de combustível às câmaras de combustão.
Pouco combustível faz o carro até mesmo não pegar e pode danificar o motor, e muito pode fazer o carro afogar e morrer além do grande desperdício de combustível e a fumaça preta que fica saindo do escapamento, quem vê de longe pensa que o carro está fundindo enquanto o problema não passa de um carburador desregulado , muito antigo ou quebrado.
Apesar de não existir mais carros carburados fabricados o único motivo disso é o fato de emitirem mais poluentes que os à injeção eletrônica, pois sua fabricação é mais barata. Ele tem que funcionar à temperaturas baixas, marcha lenta e à altas rotações, senão não teria tido uma vida tão longa na sua utilização em carros.
O carburador possui parafusos identificados para controlar a admissão de combustível. Na parte de cima há um parafuso identificado com a marca "Hi" (alta) o qual controla a qualtidade de combustível que vai para o venturi ( que nada mais é do que uma parte mais estreita à passagem de combustível do lado que se conecta ao filtro de ar ) à aceleração máxima, que deve ser a proporção estequiométrica ideal (ar-combustível) que tanto repito. Para a marcha lenta há outro parafuso identicifado como "Lo" (baixa). Ambos parafudos apenas comprimem ou não agulhas de admissão de combustível.
Quando o motor está frio e não quer pegar puxamos o afogador que nada mais faz do que acionar o carburador à rotação baixa e a borboleta do afogador tapa o venturi, criando um vácuo que força o combustível em direção às câmaras de combustão. Isso faz com que o motor funcione lentamente, pois isso oferece uma mistura muito rica em combustível ( não ideal para seu funcionamento ), então assim que o carro liga é só desefogá-lo e usá-lo normalmente.
VÍDEO, FUNCIONAMENTO DO CARBURADOR:
Vale muito a pena assistí-lo.
Mecânica: Carburador
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