Carro: Chevy Opala SS 1976

O Opala SS 1976 veio para transformar o opala num esportivo também por dentro, já que os modelos anteriores tinham muito visual para rendimentos medianos. Foi o primeiro modelo a adotar o motor 250-S: carburador de corpo duplo e tuchos de válvula mecânicos. Agora o SS era realmente páreo para a concorrência com seus 171 cavalos.
Na época foi feito um comparativo entre o Chevrolet Opala SS, Dodge Char
ger R/T e Ford Maverick GT. Em suma, o Opala era o mais rápido ( 189,48 km/h ) e por 0,82 segundos não era também o melhor na arrancada de 0 a 100, perdendo para o Maveko, que o fazia em 10,85 s.
Seu único defeito era a suspensão, macia de mais, que o fazia afundar muito nas freiadas, para um esportivo isso é um problema.
Apesar de toda propaganda sobre sua esportividade a Chevrolet ainda dispunha do modelo SS4 ( 4 cilindros ), pra quem queria esportividade com economia. Tudo dito anteriormente foi sobre o SS6.

QUATRO RODAS março de 1976:

Aceleração: 0 a 100 km/h em 11,67 s

Velocidade máxima: 189,48 km/h

Frenagem: 80 km/h a 0: 27,35 m

Consumo: Entre 5,63 e 8,75 km/l em teste e estrada; média de 8,06 km/l com gasolina amarela
Preço: Fevereiro de 1976 - Cr$ 75345 ( Atualizado - R$ 81239
)
Ficha técnica Opala SS 75:

Motor: dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em linha, 4093 cm3, comando de válvulas no bloco, válvulas no cabeçote (duas por cilindro), carburador de corpo simples, refrigerado a água, a gasolina

Diâmetro x curso: 98,4 x 89,8 mm
Taxa de compressão: 7:1

Potência: 140 cv brutos a 4000 rpm

Torque máximo: 36 mkgf brutos (29 líquidos) a 2400 rpm

Câmbio: manual de 4 marchas, tração traseira

Carroceria: sedã de 4 portas, 5 lugares

Dimensões: comprimento, 457 cm; largura, 176 cm; altura, 138 cm; entreeixos, 267 cm
Peso: 1172 kg

Suspensão: dianteira: independente, braços triangulares duplose molas helicoidais; traseira: eixo rígido com tensores duplos longitudinais, barra Panhard e molas helicoidais

Freios: disco sólido na dianteira e tambor na traseira

Direção: setor e rosca sem-fim

Rodas e pneus: aço estampado, aro 14, tala de 5 polegadas; 7.35 S 14

Em toda essa ficha, a diferença do modelo de 76 só é proporcionada pela presença do motor 250-S. O que não tem a ver com o motor continuou inalterado.

VÍDEO, OPALA SS4 1976 NA ESTRADA:



Um belo dum esportivo nacional.


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