Mecânica: Motores em V


Qualquer motor pode ser fabricado no formato de V, que nada mais é do que os cilindros intercalados, um pra cada lado, formando dois planos que possuem ângulo interno variável. Os motores em V tem como caracteristica principal a compactibilidade dos cilindros no motor para ocupar o menor espaço possível do carro, mas isso depende obviamente do número de cilindros com que estamos trabalhando.
Um motor com até 4 ( ou 5, o que não é comum ) cilindros não precisa ser em V, pois são poucos, e o motor em linha então seria o ideal: 4 cilindros em linha não ocupam muito espaço e além do mais o motor é mais simples de ser fabricado, sendo então mais barato. Agora motores com mais de 6 cilindros em linha proporcionariam-nos carros fora do padrão e sem mercado, com design e aerodinâmica comprometidos.
É aí que entra o formato em V. O ângulo do motor é um valor teórico dependente dos número de cilindros. O ângulo ideal é o que permite que o início do ciclo de combustão em cada um dos cilindros ocorra em intervalos iguais. Motores com muitos cilindros podem possuir mais do que um ângulo ideal, o qual é limitado uma vez que o V não pode ser muito aberto. Os ângulos ideais são:
-V6: 60 graus
-V8: 90 graus
-V10: 72 ou 144 graus
-V12: 60 graus
-V16: 45, 90 ou 135 graus
Quando o ângulo do V é de 180 graus o motor é dito Boxer ( terminologia alemã ).
Os motores em V com menores cilindradas são comuns em motos ( v2 e v4 ).

VÍDEO, SOM DO MOTOR V8 DUM MUSTANG 66':



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