Na categoria dos pony cars, primeiro surgiu o Ford Mustang e logo em seguida o Chevy Camaro entrou na disputa, mas a Pontiac não queria ficar de fora e em meados de 67' lançou o seu pony car, o Firebird. Criado sobre o chassi do Camaro, o Firebird oferecia os modelos 6 em linha e V8, assim como seus concorrentes. Esse primeiro modelo lembra muito o Camaro, é praticamente um adaptado com a cara da Pontiac, lembrando um GTO, só mudava praticamente a grade frontal, rodas e capô, mas já esboçava características únicas que seriam melhor desenvolvidas em modelos posteriores.
A opção de 6 cilindros era mais forte que a da concorrência mas mesmo assim o modelo mais vendido foi o de 8. O carro ainda tinha o opcional Ram Air, com um motor que suportava maiores temperaturas, tinha válvulas mais resistentes e vinha com entradas de ar decorativas no capô. Disponibilizado na época por 600 dólares e pouco divulgado o Ram Air foi pouco requerido. O Firebird era 200 dólares mais caro que o modelo da Chevrolet, o qual vendia duas vezes mais que o da Pontiac. Produção:
Hardtop Coupe: 67032 unidades.
Convertible: 15526 unidades.
Motores:
230 I6 (1bbl) com 165 bhp.
230 I6 (4bbl) com 215 bhp.
326 V8 (2bbl) com 250 bhp.
326 V8 HO (4bbl) com 285 bhp.
400 V8 com 325 bhp à 4800 rpm e 410 lb-ft à 3400 rpm.
400 V8 (Ram Air) com 325 bhp à 5200 rpm e 410 lb-ft à 3400 rpm.
Performance:
400/325: 0 a 100 em ~6.2 segundos, 400 metros em 14.7 segundos à 157 km/h.
VÍDEO, COMERCIAL DO FIREBIRD 67':
Cats are pretty, horses are nice,... hahaha.
Carro: Pontiac Firebird 67'
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário