Mecânica: Motor de uma F1

Pra quem gosta de esportes motorizados a Fórmula 1 é um dos mais interessantes. Carros com o único intuito de atingir a maior velocidade possível no menor espaço de tempo para vencerem uma corrida. Mas diferente de outros esportes automotivos a formula 1 é adaptada completamente pela própria equipe, aerodinâmica, peso, motor, etc. Há diversas limitações impostas em sua fabricação para que a categoria seja competitiva, não privilegiando equipes mais ricas. Até a temporada de 2005 eram utilizados motores V-10 de 3 litros de cilindrada. Em 2006 a FIA alterou para V-8's de 2,4 litros.
O desempenho menor não afetou a categoria já que mesmo os novos motores conseguiam obter mais de 900 cavalos. A duração deles é drasticamente reduzida devido ao seu uso intenso, chegando a 19 mil giros nas trocas de marcha, mas limitados a 18 mil agora em 2009. Todo desgaste gerado no motor porporciona uns 800 quilômetros de vida útil. O combustível usado depende de muitas variáveis, como as condições da pista, por exemplo, atingindo uma média de 50 combinções diferentes de combustível por equipe, com a obrigatoriedade de serem aprovados pela FIA.

VÍDEO, MOTOR RENAULT F1:



Doido de mais.

0 comentários: