Componente: Octanagem da Gasolina

A octanagem significa o quanto o combustível é resistente à detonação (batida de pino) expontânea quando comprimido na câmara de combustão dum cilindro à altas temperaturas.
Seu número representa o percentual de iso-octano (C8H18) e de heptano (C7H16) presente no combustível. Atribui-se índice 100 para o iso-octano, pois detona à compressôes altas, e 0 (zero) ao heptano, pois detona à compressões baixas. Então o valor da octanagem significa o quão percentualmente o cumbustível assemelha-se à uma mistura iso-octano/heptano em relação à sua compressibilidade, com o seu valor sendo o percentual de iso-octano na mistura.
O problema do combustível com baixa octanagem, principalmente para os carros com alta taxa de compressão (carros V8, antigos e esportivos de um modo geral) são os rateres. Os rateres ocorrem quando o combustível detona antes da centelha da vela. Os cilindros não completam seus ciclos, 4 tempos, reduzindo a transmissão de movimento ao virabrequim e consequente redução do rendimento do carro. Quando se acelera o carro numa arrancada mais forte ouve-se facilmente os rateres, os quais causam danos ao motor.
Para aumentar a octanagem dum combustível utiliza-se aditivos como, por exemplo, o tetraetilchumbo (Pb(C2H5)4) e o tetrametilchumbo (Pb(CH3)4), mas foram proibidos aqui no Brasil devido à alta toxidade. O aditivo utilizado atualmente é o álcool etílico (C2H5OH) atualmente compondo 25% da mistura do combustível, gasolina C. A gasolina A, sem álcool, não é comercializada.
Cada carro possui a octanagem mínima especificada pela montadora. Qualquer combustível com octanagem igual ou maior do que a especificada pode ser usado sem problema algum, não fazendo muita diferença. Além do mais, a adoção de combustível com octanagem menor aumenta o consumo e reduz a potência do motor.
Métodos de determinação da Octanagem:
-MON, Motor Octane Number, avalia a resistência à detonação da gasolina na situação em que o motor está em plena carga e alta rotação. É utilizado aqui no Brasil.
-RON, Research Octane Number, avalia a resistência à detonação da gasolina na situação em que o motor está carregado e em baixa rotação (até 3000 rpm). É utilizado na Europa.

A octanagem não define a qualidade do combustível, uma vez que ele possui muitas características mais.
Para situá-lo sobre a octanagem dos combustíveis, alguns números:
Gasolina C: 87 octanas
Petrobras Premium: 91 octanas
Petrobras Podium: 95 octanas
Petrobras Supra: 87 octanas
Shell V-Power Racing: 95 octanas
Shell V-Power: 87 octanas
Ipiranga Original Premium: 95 octanas
Sendo que a gasolina é considerada de alta octanagem a partir de 91 octanas.

0 comentários: