A Chrysler do Brasil não teve uma história muito longa mas também não passou despercebida.
Veio com o Dodge Dart a partir dum investimento de 55 milhôes de dólares para competir com o Galaxie, Opala, Willys e Itamaraty. Com preço menor que os dos concorrentes rapidamente a Chrysler cresceu e com isso trouxe outros modelos, como o Charger R/T.
Antes da segunda crise do petróleo a Chrysler tomava o mercado, mas depois de sua chegada devido à Guerra do Yon Kippur e a consequente decisão da OPEP de aumentar o preço do barril de petróleo em mais de 300% o "calcanhar de Aquiles" da Crysler do Brasil foi atingido, houve uma brusca queda na venda dos modelos com motor V8, que era o que equipava seus carros.Nesse cenário de crise chega o Dodge Charger R/T 75'. A propaganda anterior de "Vamos acabar com essa brincadeira de carro esporte com menos de 200 hp" não era mais competitiva, pois os carros mais econômicos começavam a ser mais procurados. Apesar das alterações no modelo com a adoção de bancos anatômicos, com os dianteiros de encosto alto, reclináveis e o volante menos esportivo sua venda caiu vertiginosamente.
O Charger brasileiro não suportou à segunda crise do petróleo, a Chrysler brasileira foi vendida à Volkswagen alemã, e esse que foi um dos nossos poucos esportivos teve seu fim no final dos anos 70.
VÍDEO, DODGE CHARGER 75':
Pena que o namoro entre a Chrysler e o Brasil terminou.
Carro: Dodge Charger R/T 75'
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