Dependendo do carro, tanto pelo espaco disposto pelo chassi para o motor tanto quanto pela categoria que se quer inseri-lo no mercado automotivo, há uma diferente disposição possível dos cilindros no motor (em linha, em V ou boxer).
Diferentemente do que se pensa sobre a eficiência dos motores em linha ser pior do que de motores em V, em questão de eficácia não há diferença, se houver a mesma quantidade de cilindros com o mesmo diâmetro e se houver a mesma quantidade de ar durante a admissâo e compressão dos cilindros, a combustão será a mesma independente do formato, e a potência a mesma.
Motores em linha são pouco mais leves que os outros. São utilizados de um modo geral em carros populares transversalmente com 4 cilindors (no maximo 5 cilindros), visando a compactibilidade dos modelos, o unico problema dos motores em linha são para carros refrigerados a ar, pois possuem problema com esse tipo de arrefecimento.
Motores em V são mais comumente utilizados em carros de categorias mais caras, pois necessitam de chassis maiores, consequentemente esses carros são mais luxuosos e com mais tecnologia por causa do nicho de consumidores que acabam atingindo. Carros esportivos trazem o motor em V como atrativo "preenchendo" debaixo do capô com um motor relativamente grande. É utilizado no Ford Mustang, Chevrolet Camaro e Dodge Challenger por exemplo.
Motores boxers proporcionam um baixo centro de gravidade dando mais estabilidade. É utilizado no Volkswagen Fusca, Porsche 911 e Subaro Impreza por exemplo.
(imagens de howstuffworks.com)
VÍDEO, MOTOR BOXER COM TURBO COMPRESSOR:
VÍDEO, MOTOR CONVENCIONAL 4 EM LINHA:
Muito bons.
Mecânica: Disposição dos Cilindros.
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