Mecânica: Motores Hemi.

Antes da década de 50 os motores utilizados em carros eram muito limitados em questão de potência devido ao seu design simples, apenas feito da maneira mais barata para que o motor funcionasse, sem grande tecnologia extra empregada.
















Esses eram os motores flathead, que possuiam a câmara de combustão plana, com a vela no centro e valvulas laterais com tamanho limitado pela geometria da câmara.

Relativamente, pouca admissão de ar e a vela em uma posição pouco estratégica na câmara resultavam numa combustão pouco eficaz e o motor ficava a desejar.



















Mas essa situação iria melhorar. Em 1948 Harry Westlake fez o motor Hemi de 6 cilindros para a Jaguar, que consistia em uma mudança na câmara de combustão, a qual resultava na melhora de todo o motor. De plana a câmara passou a ser no formato hemisférico, daí o nome Hemi, com isso aumentou o contato da centelha da vela com a mistura comburente + combustível e pode-se posicionar as válvulas sobre a câmara de combustão, aumentando seu tamanho e consequentemente aumentando a admissão de ar à mistura, resultando em motores incomparavelmente melhores que os anteriores. Muito mais potência disponível nos carros fez com que a procura por carros mais "fortes" crescesse exponencialmente, principalmente no mercado norte americano, o qual estava aquecido com o final da segunda guerra e a necessidade de "viver" da população.

















Depois surgiram outros melhores, como o Hemi Magnum com duas velas por cilindro, aumentando ainda mais a eficiência do motor. E hoje os motores mais utilizados são os Hemi Pentroof visando a redução da câmara da combustão e ao invés de usar duas válvulas grandes usam-se 4 menores, que são ainda mais eficazes na oxigenação do combustível e são inadaptáveis no motores Hemi normais.

(informacoes retiradas do site howstuffworks)

VIDEO MOTOR HEMI V8:



Muito legal.

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