Antes da década de 50 os motores utilizados em carros eram muito limitados em questão de potência devido ao seu design simples, apenas feito da maneira mais barata para que o motor funcionasse, sem grande tecnologia extra empregada.
Esses eram os motores flathead, que possuiam a câmara de combustão plana, com a vela no centro e valvulas laterais com tamanho limitado pela geometria da câmara.
Relativamente, pouca admissão de ar e a vela em uma posição pouco estratégica na câmara resultavam numa combustão pouco eficaz e o motor ficava a desejar.

Mas essa situação iria melhorar. Em 1948 Harry Westlake fez o motor Hemi de 6 cilindros para a Jaguar, que consistia em uma mudança na câmara de combustão, a qual resultava na melhora de todo o motor. De plana a câmara passou a ser no formato hemisférico, daí o nome Hemi, com isso aumentou o contato da centelha da vela com a mistura comburente + combustível e pode-se posicionar as válvulas sobre a câmara de combustão, aumentando seu tamanho e consequentemente aumentando a admissão de ar à mistura, resultando em motores incomparavelmente melhores que os anteriores. Muito mais potência disponível nos carros fez com que a procura por carros mais "fortes" crescesse exponencialmente, principalmente no mercado norte americano, o qual estava aquecido com o final da segunda guerra e a necessidade de "viver" da população.

Depois surgiram outros melhores, como o Hemi Magnum com duas velas por cilindro, aumentando ainda mais a eficiência do motor. E hoje os motores mais utilizados são os Hemi Pentroof visando a redução da câmara da combustão e ao invés de usar duas válvulas grandes usam-se 4 menores, que são ainda mais eficazes na oxigenação do combustível e são inadaptáveis no motores Hemi normais.
(informacoes retiradas do site howstuffworks)
Mas essa situação iria melhorar. Em 1948 Harry Westlake fez o motor Hemi de 6 cilindros para a Jaguar, que consistia em uma mudança na câmara de combustão, a qual resultava na melhora de todo o motor. De plana a câmara passou a ser no formato hemisférico, daí o nome Hemi, com isso aumentou o contato da centelha da vela com a mistura comburente + combustível e pode-se posicionar as válvulas sobre a câmara de combustão, aumentando seu tamanho e consequentemente aumentando a admissão de ar à mistura, resultando em motores incomparavelmente melhores que os anteriores. Muito mais potência disponível nos carros fez com que a procura por carros mais "fortes" crescesse exponencialmente, principalmente no mercado norte americano, o qual estava aquecido com o final da segunda guerra e a necessidade de "viver" da população.

Depois surgiram outros melhores, como o Hemi Magnum com duas velas por cilindro, aumentando ainda mais a eficiência do motor. E hoje os motores mais utilizados são os Hemi Pentroof visando a redução da câmara da combustão e ao invés de usar duas válvulas grandes usam-se 4 menores, que são ainda mais eficazes na oxigenação do combustível e são inadaptáveis no motores Hemi normais.
VIDEO MOTOR HEMI V8:
Muito legal.
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